Terapia Familiar

O número de estudos que comprovam a eficácia da terapia familiar para diferentes problemas tem vindo a crescer. Neste momento há estudos suficientes que demonstram a eficácia da terapia familiar para as seguintes dificuldades (Stratton, 2016):

  • Dificuldades nas relações de família
  • Perturbações alimentares na adolescência
  • Dificuldades de comportamento de crianças ou adolescentes e dificuldades relacionadas com as práticas parentais
  • Famílias em que há problemas de alcoolismo, perturbações mentais ou outras doenças, conflito e trauma. 
  • Dificuldades relacionadas com o processo de acolhimento ou adopção de crianças
  • Casais em processo de separação ou divórcio que querem focar-se no bem-estar e necessidades das crianças. 
  • Dificuldades relacionadas com uma determinada fase do ciclo de desenvolvimento (por exemplo, entrar na escola, sair de casa, iniciar a reforma, etc).

Consulta para famílias com crianças e adolescentes

A consulta de terapia familiar começa sempre com a formulação sistémica do problema: “Qual é o problema?”, “Como é o que problema se manifesta?” “Quando é que o problema começou e quando está presente?”, “O que é que está a manter o problema?” e “Quem está a ser afectado?”. Quando vejo famílias com crianças, costumo alternar consultas com a família/pais e as crianças. Muitas vezes, prefiro trabalhar só com os pais numa fase inicial. O trabalho com crianças pequenas envolve jogos e actividades terapêuticas que estimulam a criatividade e promovem o desenvolvimento cognitivo e emocional. O recurso ao humor e à imaginação ajudam a criança a estar motivada. O trabalho com pré-adolescentes e adolescentes já pode envolver mais consultas individuais, mas as consultas com os pais continuam a ser essenciais. Na minha prática clínica, trabalhei com muitos adolescentes e jovens adultos com problemas de ansiedade, humor deprimido, auto-mutilação, dificuldades de imagem corporal e de identidade, e baixa auto-estima. As minhas consultas ajudam o adolescente e os pais a navegar estas dificuldades e também o impacto que estas têm no relacionamento com os outros, seja em casa ou na escola.

Consulta de aconselhamento parental

Muitos pais procuram apoio ou aconselhamento para lidar com uma situação particularmente difícil da vida. Nestes casos, a terapia é breve, mas extremamente eficaz para ajudar a pessoa ou a família a encontrar o caminho certo.